Semana começa com chuva e frio intenso no Rio Grande do Sul

termometro2

A chuva que cai desde a sexta-feira no Rio Grande do Sul já superou os padrões de agosto, mês que mais chove no Estado, segundo os registros do 8º Distrito de Meteorologia.

Foram dias e noites de chuvarada ininterrupta, no centro e norte do Estado. Entre sexta-feira e domingo, caiu do céu, em algumas regiões, mais de 100 milímetros de água — o equivalente à chuva de um mês, em três dias. O suficiente para atormentar muita gente e tirar de casa alguns milhares de cidadãos atingidos por alagamentos.

A meteorologista Tatiane Martins, da Somar Meteorologia, afirma que a chuvarada aconteceu devido ao grande contraste térmico ocorrido na semana passada. A onda de calor que provocou temperaturas de até 31ºC foi sucedida por uma massa de ar polar vinda dos Andes. O choque entre o ar quente e o frio gerou a frente fria (sinônimo de chuva). O agravante é que ao mesmo tempo ingressaram no Estado ventos úmidos da Amazônia, que contribuem para mais líquido despejado das nuvens.

O frio aumenta entre segunda e terça-feira, mas como a chuva ainda não foi embora, há possibilidade de neve nos pontos mais altos do Estado, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes.A boa notícia é que o clima seco deve tomar conta do Estado a partir de quarta-feira, com frio na Serra e temperatura amena nas demais regiões.

Comentários

Comentários

« Voltar