Revista Billboard elege álbuns, singles, turnês e artista do ano

Uma das principais publicações ligadas à música também fez seu balanço do ano. Balizador do que é sucesso no mercado norte-americano, a Billboard divulgou a relação dos Discos do Ano, Singles e Turnês.

Todos os dados serão publicados na edição de dezembro que traz na capa Bruno Mars, eleito o Artista do Ano. Clique na capa ao lado para comprar a revista.

Interessante pensar que Unorthodox Jukebox, segundo na discografia do músico haviano, foi lançado em dezembro de 2012, já amparado por Locked Out of Heaven que começou a tocar na Itapema ainda em outubro do mesmo ano. Bruno desbancou Taylor Swift e Justin Timberlake, segunda e terceira colocações respectivamente. Além disso, é um dos fortes candidatos ao Grammy 2014, concorrendo em quatro categorias (Gravação do Ano, Single, Performance Solo Pop e Álbum Pop).

 

Veja os 10 artistas de 2013 segundo a Billboard:

1. Bruno Mars

2. Taylor Swift

3. Justin Timberlake

4. Rihanna

5. Macklemore & Ryan Lewis

6. Pink

7. Imagine Dragons

8. One Direction

9. Miley Cyrus

10. Maroon 5

Na disputa entre os singles de 2013, surpresa para quem pensava em Justin Timberlake ou Daft Punk. Macklemore & Ryan Lewis com a pegajosa Thrift Shop ficaram no topo da parada. Quando lançada, a faixa ficou seis semanas consecutivas na primeira posição da Hot 100. Além da principal parada, eles também lideraram a de Rap, Hot R&B/Hip Hop e Mainstream Top 40.

A segunda posição foi de Blurred Lines do Robin Thicke, faixa que permaneceu 12 semanas consecutivas no topo da Hot 100, o mais longo reinado neste ano. Em terceiro, Radioactive do Imagine Dragons, seguido da surpresa Harlem Shake, que alcançou esta posição graças àmudança das regras de aferição da Billboard. Lembra daquele viral infernal do início do ano?

1. Thrift Shop – Macklemore & Ryan Lewis

2. Blurred Lines – Robin Thicke

3. Radioactive – Imagine Dragons

4. Harlem Shake – Baauer

5. Can’t hold us – Macklemore & Ryan Lewis

6. Mirrors – Justin Timberlake

7. Pink feat. Nate Ruess – Just give me a reason

8. Bruno Mars – When I was your man

9. Cruise – Florida George Line feat. Nelly

10. Roar – Katy Perry

 

O álbum do ano foi The 20/20 Experience do Justin Timberlake. Segundo a Billboard, desde 2005 que um álbum de um artista solo não terminava o ano na liderança. Pra quem não recorda, só na semana de estreia foram quase 1 milhão de cópias vendidas. O álbum permaneceu 18 semanas consecutivas nas 10 primeiras colocações.

1. The 20/20 Experience – Justin Timberlake

2. Red – Taylor Swift

3. Take me Home – One Direction

4. Unorthodox Jukebox – Bruno Mars

5. Babel – Mumford & Sons

6. Night Visions – Imagine Dragons

7. Here’s the Good Times – Florida George Line

8. The Truth about Love – Pink

9. Crash my Party – Luke Bryan

10. Unapolegetic – Rihanna

 

Por fim, a título de curiosidade, as turnês mais bem sucedidas de 2013. O critério principal era valor arrecadados, mas também foram analisados alcance de público, público efetivo e número de shows. Baseado nisto, Bon Jovi foi insuperável com mais de 200 milhões de dólares arrecadados, tanto que foi eleito o roqueiro mais rico do ano pela Forbes. Foram 90 shows, todos esgotados, com mais de 2 milhões de espectadores. Completam a lista, em ordem decrescente, Michael Jackson The Immortal World Tour (Cirque du Soleil), Pink, Bruce Springsteen & The E. Street Band, Rihanna, Rolling Stones, Taylor Swift, Beyoncé, Depeche Mode e Kenny Chesney.

Todos os dados podem ser acessados na página da Billboard.

Comentários

Comentários

« Voltar