MORRE AOS 73 ANOS O ESCRITOR JOÃO UBALDO RIBEIRO

Morreu na madrugada desta sexta-feira (18), em sua casa, no Leblon, zona sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro. Ubaldo, de 73 anos, teve uma embolia pulmonar.

O escritor ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de obras como “Sargento Getúlio”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Ganhou dois prêmios Jabuti, em 1972 e 1984, como Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro”, respectivamente. Era o 7º ocupante da cadeira número 34 daAcademia Brasileira de Letras, sendo eleito em outubro de 1993, na vaga de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo se formou em Direito em 1962 pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca chegou exercer a profissão.

Como jornalista, ocupou cargos de chefia nos veículos ‘Jornal da Bahia’ e ‘Tribuna da Bahia’. Atualmente, trabalhava como colunista do jornal Frankfurter Rundschau (Alemanha) e colaborador de publicações como Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), O Globo, O Estado de S. Paulo e A Tarde.

Nascido em Itaparica, na Bahia, viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai foi professor e político.

Ficou um ano em Lisboa e um ano no Rio. Depois, voltou de vez para Itaparica. Era casado e deixa quatro filhos.

Fonte: UOL

Comentários

Comentários

« Voltar