Ficar sentado por muito tempo pode trazer riscos para a coluna

Ficar sentado por muito tempo pode trazer riscos para a coluna cleber gomes/Agência rbs
Permanecer muitas horas sentado durante o dia pode trazer diversos perigos para a saúde. Esse hábito pode desencadear problemas na coluna, dificuldades na articulação e até favorecer o aparecimento das varizes.

Um artigo publicado no site do American College of Cardiology alerta para outros riscos: ficar mais de cinco horas na mesma posição, por exemplo, pode aumentar a possibilidade de infarto e de acidente vascular cerebral (ACV), mesmo que se faça exercícios físicos regularmente.

O estudo ainda afirma que esse risco é maior em mulheres e também em pessoas que têm uma profissão que exige que elas fiquem muito tempo sentadas, sem se movimentar.

Segundo o neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Mauricio Mandel, o corpo humano não aguenta por muito tempo ficar parado somente em uma posição. A falta de movimento favorece que os músculos entrem em fadiga e comecem a doer.

— Essa dor pode piorar se a pessoa ainda estiver adotando uma postura inadequada e as consequências no futuro vão se resultar em problemas sérios na coluna — explica.

Sentir dor nas costas é um problema que atinge 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Mandel alerta que, se a dor continuar por mais de oito semanas, é preciso procurar um médico para investigar a causa. Quando ela dura mais de três meses é considerada crônica e pode ser causada por alterações degenerativas da coluna, como osteoartrose e hérnia de disco.

Lembre-se que a região lombar é a que mais aguenta carga do corpo, portanto, a que mais sofre. Tome os devidos cuidados na hora de sentar para trabalhar, mexer no computador ou realizar atividades do dia a dia e não se esqueça de se movimentar sempre.

Mude o seus hábitos

Como se não bastasse ficar o dia todo sentado no seu trabalho, alguns simples hábitos que você tem em casa, como lavar louça, passar roupa e mexer no computador, podem ainda agravar o problema na coluna.

Para afastar esses males, o neurocirurgião aconselha como manter a postura correta:

No trabalho: levante da cadeira a cada 40 minutos.

Estabelecer um horário para levantar e se movimentar diminui os riscos de doenças e de problemas na coluna. O especialista alerta que o ideal é não passar mais do que uma hora sentado.

A cada hora, portanto, é importante levantar, caminhar pela casa ou pelo escritório e alongar-se quando possível. Manter esse hábito no dia a dia alivia as dores nas costas e ativa a circulação.

Mesmo sentado, faça movimentos

Quando se tem muito trabalho, às vezes não sobra tempo para fazer uma pausa para o cafezinho. Nessas situações, a pessoa deve se movimentar mesmo sentado.

— Sempre que possível, mexa e estique os joelhos para evitar problemas na região a longo prazo. Gire os pés e tornozelos para os dois lados, faça movimentos para cima e para baixo com as mãos e alongue braços, ombros e pescoço. Por fim, procure arrumar sua postura todas as vezes que se lembrar — aconselha o especialista.

Atenção com a postura

A sua cadeira não deve ter um encosto que envolva todas as costas, para que a coluna possa fazer uma curvatura normal ao se sentar. A tela do computador deve ter a mesma altura dos olhos e os pés precisam estar apoiados no chão.

Em casa: Para lavar louça

Para que a coluna não seja prejudicada, a pia deve se manter na altura do umbigo. O ideal é que ela esteja cerca de 90 cm do chão. Caso o contrário, você pode contar com ajuda de um banquinho na hora de lavar a louça, mas lembre-se de manter a coluna sempre ereta.

Passar roupa

Ajuste a tábua em uma altura confortável para evitar que você fique se curvando. Ombros e pescoço devem sempre ficar relaxados. Deixe um banquinho mais baixo por perto e apoie um dos pés nele de vez em quando, conforme sentir cansaço.

Usar o computador em casa

Mauricio recomenda que as pernas devem estar apoiadas e os braços dobrados em 90 graus. Se for necessário para corrigir a postura, pode ser usado uma almofada e um apoio no pé.

Carregar peso

Se você precisa pegar um objeto no chão, o ideal é flexionar os joelhos e manter a coluna o mais reta possível. Mantenha os cotovelos encostados no tronco ao máximo ao pegar peso. Levante o peso usando os músculos das pernas e do bumbum e carregue caixas com as duas mãos.

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