Enterro de Mandela será dia 15 de dezembro

15947277

O enterro do líder sul-africano Nelson Mandela será realizado no dia 15 de dezembro, anunciou o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Um serviço memorial nacional será realizado no dia 10 de dezembro no estádio de futebol de Johanesburgo.

Na quinta-feira, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse que, “ao nosso amado Madiba (como Mandela era chamado), será concedido um funeral com honras de chefe de Estado”.

O funeral do líder sul-africano deve entrar para a história como um dos maiores eventos já realizados no continente. A organização necessária para prepará-lo tem sido comparada à abertura e ao encerramento da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a uma posse presidencial e a uma coroação real — todas juntas.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Guardian, tamanho evento demandará um planejamento sem precedentes na África do Sul, no momento em que o país está mergulhado no luto pela perda de seu maior líder.

O evento deve se comparar ao o funeral do Papa João Paulo II, em 2005, que contou com a presença de cinco reis, seis rainhas, 70 presidentes e primeiros-ministros, além de 2 milhões de fiéis. O equivalente britânico mais próximo pode ter sido o enterro do chefe de Estado Winston Churchill, em 1965, assinala o “Guardian”.

Comentários

Comentários

« Voltar