Começa hoje o Outubro Rosa

outubro_rosa

Hoje, dia 1º, começa o Outubro Rosa: um mês dedicado especialmente à conscientização do câncer de mama. O movimento que se consolidou no mundo todo surgiu nos Estados Unidos, onde haviam diversas ações isoladas para combater a doença e incentivar os exames necessários. Já no Brasil, a primeira iniciativa foi feita em 2002 com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera. Durante todo o mês, a escultura ficou “rosa” por meio de refletores de luz. Depois disso, o movimento ganhou força e até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já ficou iluminado de rosa.

O objetivo de cada ação promovida pelo Outubro Rosa e pelos colaboradores é chamar a atenção das mulheres para a doença, incentivando diagnósticos cada vez mais precoces por meio de exames específicos como a mamografia e o autoexame. Quando identificado precocemente, em estágios iniciais, o prognóstico se torna mais favorável assim como as chances de cura. Em geral, o câncer de mama não tem uma causa única, mas há alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença, como:

+ Aumento da idade;

+ Menarca (primeira menstruação) precoce ;

+ Menopausa tardia;

+ Nunca ter engravidado;

+ Ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos;

+ Histórico de câncer de mama na família;

+ Excesso de peso;

+ Alto consumo de álcool;

Mas, independente dos fatores de risco, a mulher precisa ter a consciência da necessidade de se prevenir. Uma forma de estar sempre de olho do desenvolvimento de possíveis nódulos ou tumores é marcar o exame da mamografia anualmente, pois esse é o único exame capaz de detectar tumores menores do que um centímetro. Com esse tamanho ainda não é possível identificar o nódulo com a mão. Apesar disso, é importante fazer o auto-exame uma averiguação em casa mesmo,  após o banho. Cuide-se, ame-se!

Comentários

Comentários

« Voltar