Calor de 35°C e temporal devem marcar a quarta-feira no RS

images

Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A queda de até 5°C em algumas cidades no amanhecer entre terça e quarta-feira, como em  Chuí, deixou o início da manhã frio em boa parte do Estado.

A irregularidade na distribuição da massa de ar polar, segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, provoca diferenças grandes entre regiões. A mínima desta manhã foi registrada em Chuí, com 10,8°C no Sul, e a mais alta em São Borja, com 21°C, no Noroeste.

— Essa massa de ar polar perde força ao longo desta manhã e, até o anoitecer, uma nova frente fria vai entrar pelo Oeste e pode provocar temporais no interior, chegando à Região Metropolitana somente na madrugada de quinta-feira — afirma Oliveira.

Um alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que uma forte chuva pode atingir o oeste gaúcho à noite, “acompanhada de muitas descargas elétricas e rajadas de vento com intensidade forte”.

Para o meteorologista, esse temporal deve ser o mais forte da semana, podendo provocar grandes acumulados, principalmente na madrugada e manhã de quinta-feira. À tarde, as temperaturas chegam a 35°C em Alegrete e 31°C em Porto Alegre, que amanheceu com 15,6°C.

A amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura) em todo o RS deve ficar na casa dos 10°C, podendo ultrapassar os 15°C em cidades da Região Metropolitana e Fronteira Oeste.

Comentários

Comentários

« Voltar